terça-feira, 11 de setembro de 2007

Maddie

O mistério da praia da Luz cada vez me intriga mais. Como mãe, gelou-se-me o coração ao ouvir o apelo daquela mãe a pedir para lhe devolverem a sua menina, escassos dias após o desaparecimento da criança. Imaginei a criança nas mãos de algum tarado que a tivesse "marcado" e andasse a seguir a rotina da familia de modo a encontrar o momento perfeito para levar a cabo os seus intentos. Como a maioria dos portugueses condenei a atitude dos pais ao deixarem três crianças daquela idade sózinhas, mesmo a dormir, era algo que eu não faria, muito menos num hotel, muito menos no estrangeiro, e tenho a certeza que a maioria, senão todos, dos pais que conheço jamais faria semelhante coisa, mas ao mesmo tempo senti também uma certa condescendência à luz do facto de serem ingleses terem outra mentalidade, etc. Como mãe também sei que às vezes precisamos de um tempo para respirar, sem as crianças que nessa idade são muito absorventes, portanto tendo em conta tudo isto não os achei negligentes, ou seja preferi achar que tinham facilitado, estes resorts têm normalmente um ambiente tão familiar, inspiram tanta confiança,segurança, cheios de familias com crianças, enfim, embora três crianças sós não estão somente expostas ao perigo dos outros estão sobretudo expostas ao perigo delas próprias. O que quero dizer é que achei uma crueldade condená-los publicamente pela atitude, uma vez que eles já estavam a sofrer um castigo, a meu ver inimaginável, com o desaparecimento da filha, e sem dúvida com o sentimento de culpa que iriam carregar, por de facto terem tido culpa.
Agora não sei o que pensar à luz das últimas noticias, custa-me tanto acreditar que sejam culpados e depois tenham armado aquele circo, ao comoverem o mundo com o desaparecimento da filha, e com aquela imagem de pais dispostos a mover mundos e fundos para encontrarem a sua filha, usando os meios e conhecimentos ao seu dispor e conseguindo mobilização geral para os ajudar, ao mesmo tempo também me custa acreditar que a policia os esteja a acusar ou indiciar, sem ter fortes indicios nesse sentido de repente passaram de vitimas a maus da fita. Mas o que me faz verdadeiramente confusão neste momento é o povo , sempre tão solicito, tão disposto a deslocar-se em massa para dar "apoio" aos pais (eu acho que é mais curiosidade mórbida), distribuir beijinhos, e palavras de consolo, assistir às missas a que vão os McCann, na esperança de os ver de modo a saciar a curiosidade, e esse mesmo povo, de repente sem nada estar provado, desloca-se também em peso à Judiciària de Portimão para apupar e vaiar a senhora, o povo já a culpou e condenou, é extrordinário como a opinião do povo é volátil. Por mim ainda não tenho opinião, espero sinceramente que os pais não tenham nada a ver, senão o caso ainda consegue ser mais sinistro do que parece, o mais triste disto tudo é o facto de uma criança, inocente, de quatro anos, continue desaparecida, de certeza que não lhe aconteceu nada de bom, o mais provável, infelizmente, é estar morta.
É claro que também padeço da imensa curiosidade, de saber o que lhe aconteceu e aquilo que
gostava sinceramente,
é que estivesse bem, que aparecesse e vivesse feliz para sempre com a sua familia, embora seja qual for solução do mistério, cheira-me que será sempre sinistra com pais envolvidos ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário